

Laguna possui belezas naturais inigualáveis. São paisagens incríveis e exuberantes, praias lindas e para todos os gostos. Ao mesmo tempo que atraem pessoas que procuram sossego e tranquilidade nas areias para fugir da multidão, também há praias movimentadas e agitadas. Por isso, listamos algumas das praias que a mãe natureza nos presentou. Aliás, foi um presente bem caprichado!
Abaixo está a lista de praias de Laguna. Para saber mais sobre cada uma deles leia a descrição ao lado da imagem. Abaixo do nome de cada uma está entre parênteses 'Norte' ou 'Sul'. Essa classificação foi feita com base na localização delas em relação aos Molhes e à Lagoa de Santo Antônio, como você pode ver no mapa ao lado.
MAPA
Localize cada praia citada nesta página no mapa ao lado. Para facilitar pra você, elas estão com marcadores em amarelo, enquanto os pontos turísticos estão em vermelho. Os pontos relacionados a transporte estão em verde: a balsa, o bote, a rodoviária e a principal entrada da cidade (pela BR-101). Clique neles para saber o nome. No canto superior esquerdo você encontra os botões para navegar pelo mapa (aproximar, afastar, se deslocar por ele...)
Para conhecer os pontos turísticos de Laguna, clique aqui.

Barranceira
(Norte)
Foto: Alison Marcelino Elibio
Praia sem ondas banhada pela Lagoa de Imaruí. Frequentada principalmente por moradores da própria Barranceira e arredores. Além disso, o visual é incrível: lagoa, árvores e morros. Há alguns bancos no gramado que antecede a lagoa, local ótimo para simplesmente sentar e contemplar a natureza.

Cabeçuda
(Norte)
Foto: Ledoan Fernandes
Ao contrário das praias apresentadas abaixo (todas elas de mar), a prainha de Cabeçuda também é banhada por lagoa. Está à beira das lagoas de Santo Antônio e Imaruí e distante do mar. Ela é próxima ao trevo de acesso a cidade de Laguna. O local é mais freqüentado pelos moradores e por veranistas da região.

Itapirubá
(Norte)
Foto postada pelo usuário 'Manezinho' no fórum SkyScraperCity
Ótima para a prática de surf, mergulho e pesca submarina, tem doze quilômetros e localiza-se na divisa entre Laguna e Imbituba. É um ponto de avistamento frequente de baleias francas.

Sol
(Norte)
Foto: Fillipe Duarte Martins
Praia tranquila, com um pequeno povoado, é ótima para descanso e também conta com a beleza típica de Laguna.
Gi
(Norte)
Foto: -
Muito frequentada pelos lagunenses, é bastante procurada por aqueles que querem passar o dia. Seus seis quilômetros de extensão terminam onde se localiza a Pedra do Frade e começa a Praia do Sol.

Iró
(Norte)
É a pequena faixa de areia que separa as praias do Mar Gosso e Gi e muito lembrada pela beleza das pedras rosadas que compõem a sua paisagem.

Mar Grosso
(Norte)
A principal praia de Laguna e mais próxima do Centro, a apenas quatro quilômetros de distância. Muito frequentada tanto na alta temporada quanto na baixa, possui inúmeros bares, hotéis, restaurantes e lojas, sendo a mais “badalada” da cidade. Possui quase três quilômetros de extensão.

Prainha dos Molhes
(Norte)
Foto: Ana Barzan
A prainha dos molhes é uma praia sem ondas e muito frequentada por estar próxima à praia do Mar Grosso. Dela é possível se avistar botos, eventuais baleias que entram no canal da barra e as embarcações transitando entre o mar e a lagoa. É ali que se pega o bote para fazer a travessia do canal.

Seis
(Sul)
É uma pequena praia situada dentro do canal dos molhes na parte sul. Tem águas calmas e sem ondas. Dela também é possível avistar botos, baleias que entram no canal da barra e as embarcações transitando entre o mar e a lagoa. Quem vai para a praia do Tamborete passa por ela.

Tamborete
Praia mais próxima ao molhe sul, é procurada por aqueles que gostam de acampar ou surfar. Possui belos costões e do alto do Morro do Tamborete é possível avistar várias praias.

Gravatá
(Sul)
O acesso à praia é feito somente por trilhas a pé, como a dos Butiazeiros, que parte da Ponta da Barra até o mar. A praia deserta também atrai surfistas pela qualidade das ondas.

Manelome ou Siri
(Sul)
(Praia do Gravatá ao fundo)
Foto: Bruno Mendes Espíndola
Com 1 km de extensão, também é uma praia deserta, com acesso semelhante ao da Praia do Gravatá. No final da faixa de areia existe um costão com aproximadamente 40 metros de altura. Também possui ótimas condições para o surf.

Teresa
(Sul)
Foto: Bruno Mendes Espíndola
Muitos moradores das cidades vizinhas escolhem essa praia para curtir momentos de descanso e lazer. Protegida do vento, a boa formação de ondas também garante a presença dos praticantes do surf.

Ipuã ou Ilhota
(Sul)
Foto: CRF
Procurada por veranistas de outros estados, a praia recentemente passou por um processo de urbanização.

Galheta
(Sul)
Foto: Bruno Mendes Espindola
Com 3 km de extensão, a praia é destino certo para aqueles que preferem locais mais desertos, seja para construir uma casa de veraneio, ou para passar alguns dias. O turista encontra serviços de pousada, casas para aluguel, restaurantes e lanchonetes.

Farol ou Prainha
(Sul)
Muito freqüentada por surfistas, a Prainha, como também é chamada, é um dos pontos de encontro da juventude, com bares e restaurantes à beira mar. Um dos principais atrativos é o próprio Farol de Santa Marta. Possui estrutura de hotéis e pousadas.

Cardoso
(Sul)
Foto: Bruno Mendes Espíndola
Próxima ao Farol, é uma das praias com maior ondulação, com ótimas condições para o surf. Também é conhecida como praia dos pescadores, por ser um ponto de partida dos barcos pesqueiros

Cigana
(Sul)
Uma dos recantos tranqüilos do litoral lagunense, também é procurada por aqueles que desejam descansar e aproveitar um banho de mar, além dos pescadores.